STJ RETROAGE MODULAÇÃO DA TESE DO ICMS-ST NA BASE DE PIS/COFINS EM 6 ANOS

STJ RETROAGE MODULAÇÃO DA TESE DO ICMS-ST NA BASE DE PIS/COFINS EM 6 ANOS

Alterando posicionamento anterior o Superior Tribunal de Justiça – STJ decidiu ampliar para 6 anos o prazo de modulação da decisão que permite às empresas excluir o ICMS-ST da base de cálculo do PIS e COFINS. Essa é uma uma excelente oportunidade para empresas que recolheram o PIS e COFINS sem atender essa exclusão, elevando assim a carga tributária desnecessariamente. Entretanto, a operacionalização do assunto deve obrigatoriamente atender ao critério que exclui da base de cálculo do PIS e COFINS o valor do ICMS-ST que incidiu na operação de entrada. Não observado esse procedimento a empresa estará sujeita a autuação por parte da Receita Federal.

A seguir disponibilizamos um link de matéria publicada ontem, 20/06/2024, no site Consultor Jurídico – Conjur, tratando desse importante assunto:

conjur.com.br/2024-jun-20/stj-reatroage-modulacao-da-tese-do-icms-st-na-base-de-pis-cofins-em-6-anos/

Quer saber mais e desejar colocar em prática essa exclusão de forma retroativa e também para as operações futuras utilizando critérios seguros e a melhor tecnologia ? Clique aqui e faça contato conosco.

Fonte: Conjur / Receita Tributária

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo

Receba as novidades do blog.

Digite seu e-mail e fique por dentro de todas as matérias em tempo real.