RECEITA FEDERAL INSTITUI OBRIGATORIEDADE DE UTILIZAÇÃO DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA DO OURO ATIVO FINANCEIRO OU INSTRUMENTO CAMBIAL

RECEITA FEDERAL INSTITUI OBRIGATORIEDADE DE UTILIZAÇÃO DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA DO OURO ATIVO FINANCEIRO OU INSTRUMENTO CAMBIAL

A Receita Federal instituiu a obrigatoriedade da utilização da Nota Fiscal Eletrônica do Ouro, quando classificado como Ativo Financeiro ou instrumento cambial.

A medida, prevista na Instrução Normativa RFB nº 2138, publicada no Diário Oficial da União de hoje (30/3), permitirá que as operações com ouro sejam auditadas com o uso das ferramentas tecnológicas disponíveis atualmente na RFB, de modo a promover o aumento da transparência e do controle dessas operações.

Adicionalmente, o uso desse documento eletrônico possibilitará maior integração entre as administrações tributárias , de modo a facilitar o acesso às informações sobre as operações, promover o combate à sonegação.

A Instrução Normativa entra em vigor a partir de sua publicação, entretanto, a obrigatoriedade ocorrerá a partir de 3 de julho de 2023, dado o prazo necessário ao desenvolvimento do sistema, iniciado em meados de março.

Acesse a Instrução Normativa.

Fonte: gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo

Receba as novidades do blog.

Digite seu e-mail e fique por dentro de todas as matérias em tempo real.